Formações de Reversão

A análise técnica afirma que o preço de um determinado ativo oscila e evolui seguindo uma tendência. Essa tendência seja ela de alta ou de baixa, não se prolonga indefinidamente, havendo sempre um período de tempo, ao longo do qual, os preços ficam em congestão, numa tendência lateral até que continuem a seguir a sua tendência anterior, ou até que façam a reversão da mesma. Conforme a análise técnica, a identificação destes padrões de congestão fornece ao investidor uma valiosa informação para tentar prever o comportamento futuro do preço.

Costuma-se dizer que a análise técnica é mais arte do que ciência. A leitura dos gráficos não é tão fácil como parece ser, não podendo ser concebida como uma simples memorização de certas formações e do que acontece após. Qualquer gráfico é uma combinação de várias formações de preço e a sua interpretação depende de experiência, estudo e confirmação.

Normalmente procura-se por formações em momentos de indecisão dos preços, de indefinição de sua tendência. A interpretação dessas formações é subjetiva, estando sujeita a diferentes pontos de vista. Dificilmente existirão formações idênticas, por mais similares que sejam. Em função disso, toda formação deve ser interpretada juntamente com outros indicadores e de linhas de tendência, buscando não só a sua confirmação, mas também o embasamento da tomada de decisão.

“Não há ativo que tenha caído tanto que não possa cair ainda mais ou que tenha subido tanto que não possa subir mais”.

Jesse Livermore

Certas formações, assim como canais de preço, denotam a presença de uma forte tendência, são chamadas de figuras de continuação. Contudo, essas figuras além de serem numerosas e extremamente subjetivas, têm pouca validade estatística. Portanto, não se deve dar grande atenção em identificá-las. São elas triângulos, flâmulas, fundo arredondados, dentre inúmeras outras. O investidor deve focar na identificação das formações mais importantes, que indicam reversão de tendência.

As formações de reversão são figuras formadas no gráfico pelo movimento do preço do ativo, que sinalizam topos numa tendência de alta e fundos numa tendência de baixa. Sinalizam a reversão da tendência em que o mercado se encontra e podem ser formadas em alguns dias ou em alguns meses. Como foi dito anteriormente, o mercado não é linear, ao atingir um suporte ou uma resistência, os preços podem reagir de duas formas. Romper essas barreiras e continuar sua tendência, ou reverter o movimento. Na maioria das vezes os preços testam mais de uma vez topos e fundos antes de reverterem sua tendência ou antes de rompê-los.

Toda formação deve ser precedida de uma tendência de alta ou de baixa, pois é preciso haver algo para ser revertido. Durante a sua formação o volume tende a retrair, voltando a aumentar após a figura se completar e o preço começar a ser mover numa tendência, seja de alta ou de baixa.

O objetivo deste tipo de análise é determinar a direção mais provável que o preço irá assumir após formar tais figuras. Entretanto, apesar de ser menos provável, deve-se considerar que o oposto também possa acontecer. Os preços podem continuar seguindo sua tendência ao invés de revertê-la, anulando o sinal gerado pela figura.

As formações que aparecem nos topos de tendências de alta geralmente são formadas mais rápido e duram menos do que as que são formadas em fundos. As quais normalmente têm uma menor amplitude de variação de preço e são mais duradouras, sendo o aumento do volume fundamental para confirmar uma reversão altista. Esta normalmente acompanha um significativo aumento do volume, garantindo a continuidade do movimento de alta. O que não é regra para reversões baixistas, mas pode acontecer também.

Os preços dos ativos alternam entre fases de congestão e de movimentação. O mais interessante a respeito dessas figuras é o fato de serem formadas nas fases de acumulação e de distribuição dentro do ciclo do mercado. Períodos de congestão (mercado lateral) dão base para o surgimento de uma nova tendência, pois precedem o início de um forte movimento do preço, ocorrendo em níveis de suporte e resistência.

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.

Friedrich Nietzsche

Além de artigos retratando os principais fatores emocionais e psicológicos que influenciam o comportamento do mercado e do investidor o site MercadoReal disponibiliza também conteúdos que abrangem a análise técnica e fundamentalista para investimento no mercado de capitais, assim como as diversas estratégias de investimento em renda fixa e variável, tais como o mercado a termo, aluguel de ações, mercado futuro e de opções.

Adquira já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO EXCLUSIVO dos módulos de Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e o NOVO módulo de Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos Kindle, PDF e EpubClique aqui para maiores informações!