A Análise do Mercado

Nenhum mercado de renda variável, seja de futuros ou de ações, é perfeito. Não existe uma equação matemática ou estratégia de operação que tenha 100% de garantia de acerto. O que existe são técnicas que indicam se o mercado está numa tendência de alta, de baixa ou se está lateral, e que mostrem para onde será mais provável que se mova. O melhor e mais confiável método de análise do mercado será desenvolvido e ajustado para você por você mesmo.

Não é recomendado investir em renda variável sem antes ter um mínimo de conhecimento a respeito. Educação é um elemento essencial para se construir o sucesso em qualquer área e o mercado financeiro não é exceção. Não pense em prejuízo e lucro. Mude sua perspectiva pensando no que você precisa aprender para investir no mercado com mais eficiência e obter maiores resultados. Felizmente, você já está seguindo esse caminho ao ler esse artigo.

Existem diversas formas de tentar prever os movimentos de preço de um ativo. Poucas são válidas, mas nenhuma é garantida, sendo a maioria inútil ou redundante. Um investidor deve procurar estudar estratégias operacionais, formas de diminuir o risco e de preservar seu capital, bem como técnicas de realocação de investimentos, ao invés de tentar prever o futuro, o que é o que a maioria faz e normalmente é inútil. Ainda que você consiga prever o futuro, o que teoricamente é fácil, pois o mercado ou sobe, ou cai, ou acumula, ou distribui, se você não souber o que está fazendo ainda assim irá perder.

“O mercado não lhe dá dinheiro. É você que se dá dinheiro baseado na sua habilidade de perceber oportunidades e executar uma operação no mercado”.

MercadoReal

A análise de mercado vai embasar as suas decisões e lhe dar a confiança para fazer o que é necessário para atingir os seus objetivos no mercado de capitais. Aprenda a identificar rapidamente topos, fundos, bem como os níveis de suporte e de resistência, o que lhe indicará qual é a tendência de longo prazo do preço do ativo e lhe colocará no lado certo do mercado. Não faz sentido investir no longo prazo quando não se tem sinais concretos da direção do preço.

Normalmente parte-se de uma análise macro para uma micro, ou seja, primeiro se avalia o contexto econômico atual do país e dos principais mercado internacionais (EUA, China, Europa e Japão). A partir daí, é feita a análise do setor em que o ativo pertence, bem como dos índices setoriais, para finalmente avaliar os fundamentos do ativo ou da empresa em si e como o seu preço e o preço das ações líderes do segmento estão se comportando no momento e como se comportaram no passado.

Assim, os aspectos tendência do mercado, qualidade do ativo e, principalmente, o timing, sistematicamente irão embasar a tomada de decisão do investidor no longo prazo, mas ainda assim, ele não poderá evitar as variações de curto prazo, pois nada garante que determinados problemas tenham sempre uma solução. Acreditar que apenas um indicador será suficiente para identificar o melhor momento de compra de um ativo é menosprezar toda a complexidade do mercado financeiro e a inteligência dos demais investidores.

Investidores iniciantes acreditam na ilusão do piloto automático. Creem cegamente que podem automatizar suas operações, garantindo a rentabilidade destas. Pessoas que montam ou compram trading systems são como cavalheiros medievais pagando alquimistas para que transformem seus metais em ouro. Se houvesse um sistema de previsão ou trading system que acertasse mais que 50% de forma garantida e consistente, a imperfeição do mercado acabaria e, conseqüentemente, o próprio mercado acabaria. A oportunidade de obtenção de lucro está exatamente na sua imperfeição e imprevisão.

Atividades humanas complexas não se prestam à automatização. Linhas aéreas pagam altos salários para pilotos, apesar de seus aviões terem pilotos automáticos. Os pilotos possuem uma capacidade de raciocínio e de tomada de decisão que nenhuma máquina tem, principalmente para lidar com situações não previstas, assim como é o contexto do mercado financeiro.

“Fórmulas podem estar erradas; o mercado nunca. O mercado é o mercado, nem mais nem menos. Não faz previsões nem promessas, está ali e basta. Discutir com ele é como sair numa tempestade de neve gritando que só deveria nevar no dia seguinte”.

Max Gunther

É inquestionável que um sistema automático de análise, ou mesmo de operação, permitirá uma abordagem mais disciplinada e metódica do mercado. Mas ao mesmo tempo, limitará o horizonte de visão do investidor, afinal de contas, computadores não conseguem captar e interpretar as exceções e os aspectos qualitativos. Um sistema de análise computadorizado pode servir como uma linha mestra para identificar a tendência de um ativo, mostrar os níveis históricos de preço, dentre outros, mas jamais substituirá a análise interpretativa e intuitiva do investidor, a qual é capaz de identificar os comportamentos prováveis em razão da influência dos fatores externos e da forma como o mercado vem evoluindo.

Acontece que as oscilações dos preços no mercado, embora talvez sejam previsíveis com análise técnica e fundamentalista, dependem inúmeros fatores, mas principalmente do comportamento dos investidores institucionais. Basta que apenas um deles resolva se posicionar de maneira contrária à tendência do mercado para que os preços de determinados ativos mudem de direção, ainda que temporariamente. Além disso, temos de considerar os inúmeros fatores que podem ocorrer a cada instante e que têm a possibilidade de mudar dramaticamente o rumo do mercado ou de qualquer ativo negociado em leilão.

Se nos encontrarmos tentando adivinhar cada oscilação e pullback dos movimentos dos preços, não seremos apenas levados à frustração, mas também perderemos totalmente qualquer senso de perspectiva de longo prazo. As oportunidades no mercado estão à disposição de todos. Dependemos apenas da nossa percepção para que possamos tomar proveito delas.

A partir daí, a escolha da estratégia mais adequada será sempre embasada no que acreditamos. E o sucesso desta dependerá do nosso comprometimento às nossas próprias regras. Entretanto, de nada adianta utilizar boas ferramentas de análise e gráficos de preços para analisar ações de empresas ruins, com pouco ou nenhum fundamento de qualidade.

Da mesma forma, não se pode querer estar sempre posicionado no mercado, tentando ganhar sempre. O segredo está em controlar a ganância e trazer as chances ao nosso favor. Entender como a maioria dos participantes do mercado está se comportando em relação a determinado ativo e operar de acordo com a tendência do seu preço. Não baseie suas operações puramente em previsões e projeções de preços de corretoras, gurus e analistas, mas no que você vê acontecendo à sua frente, no comportamento do preço e do mercado e, principalmente, nos fundamentos do ativo.

“Não fique curioso demais sobre a lógica por trás de um movimento dos preços. A chave para a fortuna no mercado é a simplicidade”.

Jesse Livermore

Além de artigos retratando os principais fatores emocionais e psicológicos que influenciam o comportamento do mercado e do investidor o site MercadoReal disponibiliza também conteúdos que abrangem a análise técnica e fundamentalista para investimento no mercado de capitais, assim como as diversas estratégias de investimento em renda fixa e variável, tais como o mercado a termo, aluguel de ações, mercado futuro e de opções.

Adquira já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO EXCLUSIVO dos módulos de Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e o NOVO módulo de Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos Kindle, PDF e EpubClique aqui para maiores informações!