O que são as Bolsas de Valores?

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) é a clearing house que realiza atividades relacionadas à compensação, liquidação, custódia e controle de risco para o mercado financeiro. Todos os títulos negociados em bolsa de valores são nominais a quem os comprou, ao investidor. Isso os traz grande segurança, pois seu patrimônio investido é guardado de forma centralizada, independente do agente de custódia (corretoras).

Bolsas de valores são locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. A Oferta Pública Inicial (IPO) é o lançamento, junto ao público, de determinado número de ações de uma companhia (mercado primário). As ofertas públicas se caracterizam por ser, na maioria dos casos, extensivas a quem não é acionista da empresa.

O mercado primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, com aporte dos recursos arrecadados à companhia, é um processo de capitalização da empresa. É ainda no mercado primário onde ocorre a colocação de ações ou outros valores mobiliários, provenientes de novas emissões. As empresas recorrem ao mercado primário para complementar os recursos que necessitam, visando financiamento de seus projetos ou seu emprego em outras atividades produtivas.

Uma vez ocorrendo o lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no mercado secundário, no qual as ações e os valores são negociados entre investidores, não envolvendo diretamente a companhia, ocorre apenas a troca de propriedade do título. Ou seja, no mercado primário quem vende as ações é a companhia, usando os recursos para se financiar. No Mercado Secundário o vendedor é você (investidor) que se desfaz das ações para reaver o seu dinheiro. O valor transacionado nesse mercado não é canalizado para a empresa. O mercado secundário garante liquidez aos títulos e incentiva o mercado primário.

O mercado primário é uma porta para novos financiamentos, já que empresas cujas  ações são bem sucedidas no mercado secundário terão sempre abertas as portas do mercado primário, pois novas emissões de suas ações serão sempre bem vindas e rapidamente colocadas entre os investidores. Por outro lado, ações com desempenho pobre terão extrema dificuldade em encontrar compradores no mercado primário.

A razão principal da existência das bolsas de valores pode ser expressa em sua essência por um simples termo: Liquidez. Financeiramente um título mobiliário tem liquidez quando pode ser comprado ou vendido, em questão de minutos, a um preço de mercado. É isso que as bolsas de valores oferecem, um sistema de negociação rápido e seguro. As operações nesses mercados podem ser feitas no pregão Viva Voz ou pelo Pregão Eletrônico via Home Broker ou Mesa de Operações.

”Aquele investidor que fica preocupado ou até mesmo apavorado com as quedas de seus papéis na bolsa, estará transformando sua maior vantagem em sua maior desvantagem. Para este homem seria melhor que não houvesse qualquer cotação na bolsa. De maneira que não se deixasse contaminar pela angústia mental causada pelo erro de avaliação de outras pessoas.”

Benjamim Graham

A função de liquidez desempenhada pelo mercado secundário é obviamente fundamental, pois sendo títulos sem vencimento, as ações somente poderiam existir se houvesse um ponto de liquidez no sistema, onde os acionistas pudessem converter suas aplicações em dinheiro a qualquer momento, em resposta à necessidade de fundos líquidos para atender suas emergências ou para seus planos pessoais de aquisição de bens duráveis. É neste mercado que se encontram milhares de acionistas todos os dias, trazendo suas ordens de compra e venda de ações emitidas por centenas de empresas devidamente registradas nas Bolsas de Valores, onde os preços são estabelecidos em mercado amplo, livre e transparente, com informações acessíveis a todos os interessados.

Essa operação gera liquidez para o investidor que está vendendo as ações; gera expectativas de ganhos para o investidor que está comprando as ações e permite que a empresa continue utilizando os recursos aplicados quando da venda de suas ações no Mercado Primário. O que nos permite afirmar que, o prazo para a empresa é indeterminado, já que no mercado de ações sempre existirão investidores dispostos a vender e a comprar ações. Essa é a dinâmica e a força do Mercado de Capitais no financiamento das empresas.

Pregão Viva-Voz e o Pregão Eletrônico

O pregão viva voz é a forma tradicional de negociação, onde os operadores de pregão recebem as ordens das mesas de operação das corretoras e as ofertam em uma sala de negociações dentro da Bolsa de Valores, denominada pregão. Fechado o negócio, é preenchida uma boleta informando as especificações deste negócio. O pregão Viva Voz é o recinto de negociações onde os operadores (funcionários das Corretoras) se reúnem e, de acordo com as ordens recebidas dos investidores, realizam negócios de compra ou venda de ações.

O pregão eletrônico é o sistema onde as ordens são colocadas eletronicamente pelos operadores de mesa nas corretoras através de terminais conectados com a bolsa, ou ainda pelo sistema HomeBroker das corretoras, que canalizam as ordens provenientes da Internet. Todas estas ordens são encaminhadas a um servidor central que se encarrega de fechar os negócios e informá-los às corretoras. Todas as ações são negociadas através do pregão eletrônico.

Horários de Negociação
Pregão Regular: das 10:00h às 17:00h
After-Market: das 17:45h às 19:00h

Horário de Verão:
Pregão Regular: das 11:00h às 18:00h
After-Market: das 18:45h às 19:30h

Como participar do mercado de ações?

O investidor pode participar do mercado, basicamente, de duas formas:

1) Individualmente – O interessado manifesta sua intenção a uma Sociedade Corretora, que será a intermediária das negociações. É feito então um cadastro para a abertura de uma conta investimento. O investidor faz a transferência do valor que pretende investir por DOC ou TED, para a conta da corretora, que irá alocar os valores na conta do investidor na corretora.

Após decidir em que vai investir, o investidor transmite a ordem pelo sistema da corretora e a operação é liquidada, os valores são debitados da conta e os títulos são creditados em custódia na corretora, porém, nominais ao investidor.

2) Coletivamente – Os interessados adquirem cotas de clubes de investimentos ou de fundos mútuos de ações em corretoras ou bancos.

  • Fundos de investimento – Entidade financeira que, pela emissão de título de investimento próprio, o Certificado de Investimento, denominado em quotas, concentra capitais de inúmeros investidores para aplicação em carteiras diversificadas de títulos, valores mobiliários, instrumentos financeiros, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros.
  • Clubes de investimento – Condomínio constituído por pessoas físicas para aplicação de recursos comuns em títulos e valores mobiliários, dentro de regras específicas estabelecidas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e pelas Bolsas de Valores.
“A única maneira de ganhar rapidamente na bolsa é não ter pressa”
Major Angas

Além de artigos retratando os principais fatores emocionais e psicológicos que influenciam o comportamento do mercado e do investidor o site MercadoReal disponibiliza também conteúdos que abrangem a análise técnica e fundamentalista para investimento no mercado de capitais, assim como as diversas estratégias de investimento em renda fixa e variável, tais como o mercado a termo, aluguel de ações, mercado futuro e de opções.

Adquira já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO EXCLUSIVO dos módulos de Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e o NOVO módulo de Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos Kindle, PDF e EpubClique aqui para maiores informações!