Apresentação do MercadoReal

Para muitas pessoas os movimentos de alta e de baixa no mercado são misteriosos, sendo bastante influenciados por notícias, muitas vezes ocorrendo quando menos esperado. Mas a verdade é que o mercado não é tão difícil de ser entendido e acompanhado. É preciso apenas compreender a psicologia e a lógica envolvida neste complexo “jogo”.

O mercado recompensa através de várias estratégias e possibilidades de negócios quando encarado com maturidade e bom senso. É uma atividade lucrativa e um desafio intelectual para aqueles que têm sucesso em gerenciar os riscos da renda variável e a disciplina para fazer o que deve ser feito de forma sistemática. Assim como em muitas situações da vida, persistência, paciência, confiança, competência, e acima de tudo, estar disposto a pagar o preço, trarão o resultado desejado.

Nossa intenção ao escrever o conteúdo do MercadoReal foi explicar o mercado de capitais e as estratégias de operações, bem como demonstrar os principais mecanismos para sua análise, desde de uma perspectiva focada para investidores de longo prazo até estratégias para especuladores. Fornecendo informações e mecanismos para que o investidor se torne auto-suficiente, pois para ganhar no mercado não se deve depender de ninguém.

O conteúdo do MercadoReal visa orientar o desenvolvimento de uma metodologia objetiva para operar e analisar o mercado de forma consciente, demonstrando as diferentes estratégias para momentos de alta e de baixa, incluindo técnicas de gerenciamento de risco e de proteção de capital. Não é um método milagroso de enriquecimento, tão pouco dicas de investimentos, mas uma visão realista sobre o mercado financeiro, embasada por informações de qualidade para investidores conscientes e racionais, cujo objetivo é lhe auxiliar a desenvolver o seu potencial de investir bem o seu dinheiro e a garantir a sua prosperidade.

Operar no mercado é um meio para se atingir um determinado objetivo, não é o objetivo em si. Isso não deve ditar cada passo da sua vida e muito menos influenciar nas suas relações pessoais. O que acontece no mercado deve ficar no mercado e não ser levado para casa. Aproveite os lucros, faça viagens, gaste um pouco investindo no seu prazer pessoal. De nada adianta juntar dinheiro apenas para se ter um enterro de primeira. Assim, de tempos em tempos invista seus lucros em coisas sólidas, imóveis por exemplo. Tais atitudes além de consolidar seu patrimônio aumentam a sua motivação de ganhar no mercado.

Com o passar do tempo as experiências no mercado acabam por revelar muito de nós mesmos, sendo uma atividade em que além do crescimento financeiro ocorre o crescimento como indivíduo. Temos então dois objetivos, fazer dinheiro e aprender. Perdendo ou ganhando é preciso tirar algum conhecimento dessas operações com o intuito de tornarmo-nos melhores investidores no futuro. O mercado nos testa constantemente, em cada situação existe uma profunda sabedoria à ser descoberta. Aceite o que o mercado lhe dá com humildade e bom humor, tenha prazer em aprender. Sucesso!

Este conteúdo é dedicado a todos aqueles que tiveram a iniciativa e a coragem de buscar seu sucesso investindo no mercado de capitais.

“Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.”

Oscar Wilde