A Cotação da Ação

Na Bolsa as ações e demais ativos negociados recebem códigos que padronizam a negociação. Toda ação recebe um código de quatro letras e um número. As letras indicam o nome da empresa e o número representa o tipo de ação. Abaixo temos uma tabela de cotação do homebroker.

Cotações são todas as informações referentes às ofertas de compra e venda e negócios realizados com as ações negociadas em bolsa. Através da janela de cotações, podem ser visualizados os seguintes dados:

COD: Código de negociação do ativo.
Descrição do Ativo: Nome da empresa e ativo de ação (Cadastro Bovespa).
VAR (%): Variação percentual do preço do ativo em relação ao preço de fechamento do pregão anterior.
ULT – Último Negócio: Valor do último negócio realizado no ativo
OC – Oferta de Compra: Maior preço ofertado para a compra do ativo no momento.
OV – Oferta Venda: Menor preço ofertado para a vendo do ativo no momento.
MAXPreço Máximo do dia: É o preço mais alto que o ativo foi negociado.
MIN Preço Mínimo do dia: É o preço mais baixo que o ativo foi negociado.
ABEPreço de Abertura: É o preço do primeiro negócio realizado no pregão.
FECPreço de Fechamento: É o preço do último negócio realizado no dia.
VOL – Volume: É a quantidade de títulos negociados no pregão.

Formação do preço a vista

As ações estão sujeitas a variações chamadas de oscilação. É variação percentual do preço da ação, preço atual em relação ao preço de fechamento anterior. Durante o pregão do dia, as ações sofrem alterações em seu preço, resultado das negociações entre vendedores e compradores. O pregão começa o dia com o leilão de abertura (call de abertura) que define o Preço de Abertura (preço do primeiro negocio do dia). Durante o pregão a cotação do ativo atinge o Preço Máximo (preço do negócio de maior valor do dia) e o Preço Mínimo (preço do negócio de menor valor do dia). Ao final do pregão ocorre o leilão de fechamento (call de fechamento) que define o Preço de Fechamento do ativo.

Os preços são formados em pregão pela dinâmica das forças de oferta e demanda em cada ativo, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui aos diferentes ativos. Quando uma ordem de compra ou de venda é colocada no pregão eletrônico ela passa o fazer parte do livro de ofertas, que é a relação de todas as ordens presentes no leilão do ativo naquele momento. Têm prioridade para fechamento de negócio as ofertas de compra com o maior preço, assim como as ofertas de venda de menor preço. Caso existam várias ordens de mesmo preço, prevalece a ordem cronológica, ou seja, as ordens mais antigas possuem prioridade. Este quadro mostra justamente a quantidade de ativos ofertados no maior preço de compra e a quantidade ofertada no menor preço de venda. Caso se queira executar um negócio imediatamente, deve-se comprar pelo melhor preço de venda ou vender pelo melhor preço de compra, conforme indica o quadro.

Livro de ofertas do ativo VALE5. À esquerda estão listadas por ordem de maior valor, o preço e a quantidade das ofertas de compra. À direita estão listadas por ordem de menor valor, o preço e a quantidade das ofertas de venda.

“Nunca venda uma ação só porque ela parece ter subido demais”.
“Nunca compre uma ação só porque ela teve uma forte queda depois de sua última alta”.
“Nunca faça média com prejuízos”.

A maior ou menor oferta ou demanda por determinado ativo está diretamente relacionada ao comportamento histórico das cotações e, sobretudo, às operações dos investidores institucionais no ativo, às perspectivas futuras da empresa emissora, aí se incluindo sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado e dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa, etc.

Em geral, os ativos são negociados em lotes  que podem ser de 1, 10, 100 ou mais ativos. No mercado fracionário pode-se negociar qualquer quantidade inferior a um lote, o mínimo é um ativo. Abaixo temos um mini livro de cotação do ativo PETR4 com as 5 melhores ofertas de compra e as 5 melhores de venda agrupadas por valor.

Como é determinado se uma ação está em alta ou em baixa?

É necessário observar a sua oscilação, ou seja, a variação positiva ou negativa no preço da ação em um determinado período de tempo. Determinamos se uma ação está em alta ou em baixa verificando a relação entre o último preço negociado da ação e o seu preço de fechamento do dia anterior. Assim, se o último preço negociado para a ação for superior ao seu preço de fechamento do dia anterior, essa ação está em alta. Se o último preço for inferior à cotação de fechamento, a ação está em baixa.

“O preço “justo” de um ativo é exatamente o preço do último negócio realizado, é o que está na pedra”.

MercadoReal

Além de artigos retratando os principais fatores emocionais e psicológicos que influenciam o comportamento do mercado e do investidor o site MercadoReal disponibiliza também conteúdos que abrangem a análise técnica e fundamentalista para investimento no mercado de capitais, assim como as diversas estratégias de investimento em renda fixa e variável, tais como o mercado a termo, aluguel de ações, mercado futuro e de opções.

Adquira já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO EXCLUSIVO dos módulos de Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e o NOVO módulo de Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos Kindle, PDF e EpubClique aqui para maiores informações!